Estatisticas

terça-feira, junho 25, 2013

A importância de distinguir o técnico do humano

Você não entendeu errado.  Sim, 80% do sucesso de uma organização depende de fatores humanos e não de  fatores técnico-operacionais.                                  E com este tema, inevitavelmente entramos na questão:                                                                       o que é ter sucesso ?  o que é uma empresa de sucesso ?  


Dependendo da ótica e do estado de cada pessoa a quem fizermos essa pergunta, teremos várias respostas.  No entanto, existe um fato:  tudo que todas as pessoas fazem é, no fundo, para sentirem-se mais felizes.  

Não é por acaso que raramente encontramos pessoas felizes nos seus trabalhos.  Essa infelicidade é decorrente da crença de que a tecnologia garante resultados positivos e sempre facilita as nossas vidas, resolve todos (ou quase todos) os problemas.  E o que temos observado frequentemente é o contrário:  cada vez mais conflitos, problemas de comunicação, frustração na implementação de projetos, expectativas não atendidas, e consequentemente, ineficiência e ineficácia nas operações.  

Normalmente, consultorias são contratadas quando é necessário intervir nos processos, que envolvem tanto questões humanas quanto técnicas/operacionais.  É comum projetos falharem por falta de motivação com o uso da tecnologia, dificuldades de uso e aplicação da tecnologia e até mesmo boicotes.    

Não tenho mais dúvidas:  projetos só dão resultados quando, desde o início da implementação, dá-se a mesma importância para a gestão do projeto e para a conscientização e comunicação com as pessoas.   

Por isso, quando se trata de encontrar soluções para o sucesso organizacional, temos que lembrar que as questões nas organizações são sempre relacionais, não técnicas.  As soluções definitivas não existem.  O que existe, são os ajustes ou até soluções temporárias.  Para isso, é necessário saber distinguir o técnico do humano.  

Quais são as suas dificuldades para fazer essa distinção ?  

E quando for contratar uma consultoria, certifique-se de que ela seja capaz de ajudá-lo a reconhecer a diferença entre técnico e humano.   

0 comentários:

Postar um comentário

-Faça comentários relativos ao assunto abordado.
-Pedidos de parcerias e anúncios use a área de contato
-Não faça calunias, difamações, menos ainda citações preconceituosas.
-Só inclua links relevantes ao assunto abordado.
-Não faça Span,não faça span,e não faça span!
Obrigado. Maria Angélica gonçalves , Agradece e Volte sempre!

Pesquisar